sábado, 22 de novembro de 2008

A Noite na Ilha

Dormi contigo a noite inteira junto do mar, na ilha. Selvagem e doce eras entre o prazer e o sono,entre o fogo e a água.Talvez bem tarde nossossonos se uniram na altura e no fundo,em cima como ramos que um mesmo vento move,embaixo como raízes vermelhas que se tocam.Talvez teu sono se separou do meu e pelo mar escurome procurava como antes, quando nem existias,quando sem te enxergar naveguei a teu ladoe teus olhos buscavam o que agora - pão,vinho, amor e cólera - te dou, cheias as mãos,porque tu és a taça que só esperavaos dons da minha vida.Dormi junto contigo a noite inteira,enquanto a escura terra gira com vivos e com mortos,de repente desperto e no meio da sombra meu braçorodeava tua cintura.Nem a noite nem o sonho puderam separar-nos.Dormi contigo, amor, despertei, e tua bocasaída de teu sono me deu o sabor da terra,de água-marinha, de algas, de tua íntima vida,e recebi teu beijo molhado pela auroracomo se me chegasse do mar que nos rodeia.
****
Pablo Neruda

Sem comentários: