domingo, 7 de dezembro de 2008

Morreu o escritor Alçada Baptista


"O escritor António Alçada Baptista morreu este domingo, aos 81 anos. Autor de uma vasta obra literária, na qual se incluem conhecidos títulos como “O Riso de Deus” ou “Os Nós e os Laços”. Autor de ficção e ensaio de memórias pessoais e colectivas, esteve também ligado ao jornalismo e à edição."
.
"Já há uns tempos que tenho decidido viver com o menor número de preocupações possíveis. O mais ligeiro que me for permitido. Com brio profissional, sem dúvida, até porque a minha profissão não permite outra atitude mas, sem as ditas preocupações imaginárias (a tais que nos chamam a atenção para o que pode suceder se fizermos isto e aquilo... e se calhar, pode acontecer aqueloutro..., etc)."
.........................
Instantes
"Se eu pudesse viver novamente a minha vidaNa próxima trataria de cometer mais erros.Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.Seria mais tolo ainda do que tenho sido,Na verdade, bem poucas coisas levaria a sério.Seria menos higiénico.Correria mais riscosviajaria mais,contemplaria mais entardeceres,subiria mais montanhas, nadaria mais rios.Iria a lugares onde nunca fui,comeria mais sorvetese menos favas,teria mais problemas reais e menos imaginários.Eu fui dessas pessoas que viveu sensatae minuciosamente cada minuto da sua vida;claro que tive momentos de alegria.Mas se pudesse voltar atrás tratariade ter somente bons momentos.Porque, se não o sabem, disso é feita a vida,só de momentos; não percas o agora.Eu era desses que nuncaiam a parte nenhuma sem um termómetro,um saco de água quente,um guarda-chuva e um pára-quedas;se pudesse voltar a viver, viajaria mais leve.Se pudesse voltar a vivercomeçaria a andar descalço no princípio da Primaverae continuaria descalço até ao fim do Outuno.Daria mais voltas no carrossel,contemplaria mais amanheceres,e brincaria com mais crianças,se tivesse outra vez uma vida pela frente.Mas vejam lá, tenho 85 anos e sei que estou a morrer."
.
Luis Borges

Sem comentários: