sábado, 20 de dezembro de 2008

Recordando uma colega, uma amiga.


" É necessário que os professores deixem de catalogar os poetas e os poemas como «fáceis» ou «difíceis», e reconheçam em vez disso, que há tarefas simples ou complicadas a partir de um poema. Um autor pode apresentar vários poemas que oscilem entre a complexidade e a simplicidade."
.........

"Maria Teresa Fernandes Costa Guedes (1957- 2007) licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras do Porto; foi professora efetiva do 2º ciclo do ensino básico em escolas públicas de Vila Nova de Gaia, onde vivia, e dedicou-se à dinamização de oficinas de escrita criativa, para docentes e alunos. Desde a sua estréia em livro, publicou três títulos de poesia para jovens (Em Branco, 2002; Real… mente, 2005; e Tu Escolhes, 2007) e diversas obras de incentivo à escrita de intenção literária em contexto educativo. Escrevia, versos, contos, crônicas. .............."
+++++++++++++++++++
RECORDO BEM A ÚLTIMA CONVERSA QUE TIVE COM ELA, NA SALA DE ESTUDO DE ENTÃO, NA NOSSA ESCOLA, SOBRE CRIATIVIDADE E O POUCO TEMPO QUE DEIXAVAM AOS ALUNOS PARA TAL, SOBRECARREGADOS COM AULAS E IMPOSIÇÃO DE PROGRAMAS...MAIS TERIA ELA INVESTIGADO E ESCRITO SE NÃO TIVESSE "PARTIDO" TÃO PRECOCE E INJUSTAMENTE.

Sem comentários: