quinta-feira, 17 de março de 2011

Camões lírico

Camões
é não só considerado o maior lírico português, mas também um dos maiores líricos detodos os tempos . Na sua lírica coexiste a tradição poética nacional e a novidade do estilo novorenascentista . Por outras palavras, Camões assume a nova poética clássica com moderação semromper com a velha tradição lírica galaico- portuguesa.Na sua poesia coexistem, pois os velhos e os novos géneros, os velhos e os novos metros, asnovas e as velhas convenções literárias. Como tal, destacam- se no seu lirismo duas correntespoéticas :a
Tradicional
* ____ 
Medida Velha
,* já cultivada no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende(cantigas, vilancetes, esparsas e trovas ), com versos de 5 ou 7 sílabas. São normalmente poemasde circunstância, por vezes convencionais e engenhosos;por outro lado :
a Clássica *____ Medida Nova ,*
de origem italiana introduzida por Sá de Miranda. Estainovação trouxe o decassílabo e abriu as portas ao Soneto, à Canção à Ode, etc. 
No conjunto da sua lírica Camões privilegia variados temas.Temas da Medida Velha :   - o mar;- a fonte;- coisas de folgar;- queixumes do coração;- olhos verdes;- futilidades;- além de outras composições que são o resultado dascircunstâncias da vida do poeta e da sua experiência. 
Podemos dizer   que a sua poesia se identifica com a sua profunda cultura e com a sua vidaagitada e o seu temperamento apaixonado.
Temas da Medida Nova :     - o amor petrarquista;- o amor carnal;- o destino;- a saudade;- os erros e o amor;- o desconcerto do mundo;- a mudança;- temas religiosos;- o absurdo e outras composições que são o resultado da vidado poeta, do sentimento ardente e apaixonado e também da sua cultura.

Sem comentários: